segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pesquisa em arte - 2a. parte.



Meu projeto de pesquisa tem como título ‘Produção artística – experimentação de materiais’, título genérico, porque não se restringe às experiências com os materiais e suportes; tem forte preocupação com a poética desses materiais e seus significados e propósitos para a concepção e confecção da obra.

Meu tema tem sido nos últimos anos a cidade, particularmente a cidade grande e sua problemática. E o exploro sob diferentes formas e materiais, principalmente na gravura e nos trabalhos em papelões, mas tenho feito, sem muitas pretensões, incursões em outros campos, como no desenho e na fotografia.

Começando pelo desenho, costumo dizer que desenho compulsivamente, ainda que sem anseios de realização de um trabalho final elaborado, para ser exposto, mais como um exercício. Carrego sempre comigo um pequeno bloco comum de anotações (que eu chamo caderno de rabiscos) e uma esferográfica. Tenho inúmeros blocos cheios, guardados. Esses desenhos não têm nenhum compromisso, nenhuma preocupação maior, são realmente “rabiscos”, assim como não têm nenhuma temática específica, ainda que estejam invariavelmente girando em torno de paisagens urbanas. Não são pensados como projetos, nem esboços. Não os aproveito para realizar uma gravura ou um trabalho de papelão, apesar de que, tenho certeza, eles me servem, inconscientemente, para tal. Talvez nem tão inconscientemente.

Um comentário:

dinildomar - #Díni disse...

Esteemed Zé, This is just perfect man... Valeu!!!