quarta-feira, 20 de maio de 2020

GRAVURA DIGITAL - ZÈCÉSAR - EXPOSIÇÃO VIRTUAL

PAINT – CAOS URBANO E GRAVURA DIGITAL

Na impossibilidade de uma exposição em uma galeria ou museu – por conta desse grave período de pandemia e recolhimento em que ora vivemos – me proponho a realizar aqui nesse espaço uma “exposição virtual” de meus trabalhos de gravura digital, aos quais já há algum tempo me dedico e, nesse momento, pelas circunstâncias, mais ainda.
Levo para o paint minha experiência de gravador: ‘plasmar uma imagem em uma superfície/matriz e imprimir sobre o papel mais adequado’. No caso da ‘gravura digital’ não há uma matriz física. A imagem digital, produzida no computador, é a matriz em potencial. Uma imagem criada para ser impressa e gerar uma edição – uma tiragem uniforme. Não há um trabalho de entalhe ou ácidos, mas a realização de um desenho com as ferramentas que o programa dispõe – que frente aos programas profissionais de tratamento de imagens parecem limitadas – mas oferecem uma gama imensa de possibilidades que o aprofundamento em seu universo permite descobrir e explorar.
Além do desenho realizado diretamente com o manuseio do mouse, que requer domínio da mão e do gesto, a criação de figuras geométricas, linhas retas e curvas, distorções, alongamentos, multiplicação, cortes, recortes, são possibilidades e ingredientes que se adéquam precisamente à temática urbana que exploro – a multiplicação e sobreposição de edifícios, o verticalismo, o caos urbano.
            Há, ainda, outras possibilidades de exploração, como partir de um desenho feito à mão em papel, com lápis ou caneta, escaneá-lo e retrabalhá-lo, com aquelas possibilidades citadas. O desenho serve apenas como um ponto de partida, mas não será o de chegada, será outra coisa, outra imagem, outra possibilidade. Igualmente, se pode partir de uma fotografia e proceder de maneira similar, interferir nas cores e tonalidades, nas formas, na composição, nas proporções... etc. Teremos, não mais uma fotografia/documento, mas uma imagem nova, que pode ter pouco a ver com o referencial, criada com os recursos do programa, o paint, e a mão/criação do artista-gravador.
            Cabe, finalmente, escolher o papel, papéis convencionais para gravura ou outro nas dimensões que se queira. As impressões podem ser feitas em impressoras caseiras (jato de tinta) em papéis A-4, gramatura 120 ou 180. Ou em impressoras digitais com pigmento mineral, processo conhecido como fine art, em papel 100% algodão.
            Nesse momento me proponho expô-los aqui e agora, virtualmente, e em outro momento, fisicamente, em uma sala de exposições adequada, quando o fim da quarentena em que estamos e devemos viver o permita.




Paint 2020 (1) (desenho em paint sobre fotografias) 


 Paint 2020 (3) (a partir de fotografia)





Paint 2020 (5) (a partir de fotografia)



Paint 2020 (6) (a partir de fotografia)



Paint 2020 (8) (a partir de desenho escaneado)



Paint 2020 (10) (a partir de desenho escaneado)



Paint 2020 (12) (a partir de fotografias)


Paint 2020 (13) (a partir de fotografias)


Paint 2020 (16) (desenho direto em Paint)


Paint 2020 (16) (desenho direto em Paint)


Paint 2020 (20) (a partir de desenho escaneado)



 Paint 2020 (21) (a partir de desenho escaneado)


Paint 2020 (23) (a partir de desenho escaneado)


Paint 2020 (28) (a partir de fotografia)


Paint 2020 (29) (a partir de fotografia)


Paint 2020 (31) (desenho direto no paint)


Paint 2020 (32) (a partir de fotografia)


Paint 2020 (33) (a partir de desenho escaneado)


Paint 2020 (34) (desenho direto no Paint)


Paint 2020 (35) (a partir de fotografia de grafite na parede do ateliê)


Paint 2020 (39) (a partir de desenho escaneado)



12 comentários:

Célia Gondo disse...

Em qualquer meio, físico ou digital, sua expressão é esse limite entre o padrão e o particular, o rigor e a resistência poética... muito inspirador para nós, seus alunos...
Parabéns!!!

Unknown disse...

Parabéns De César. É a Maria Inês filha da D. ISA Granato. Não conhecia esse trabalho e gostei muito. Sou leiga,mas apreciei muito,essa tecnica dá muitas possibilidades, vi a extensão, a profundidade,é um trabalho muiti difícil e minucioso. O Caos urbano que vc pretende abordar ficou muito real nas gravuras. Mais uma vez parabéns pelo lindo trabalho.

Joana disse...

Muito bom poder curtir arte nesta manhã de pandemia. Obrigada ao artista e parabéns pela iniciativa.

Joana disse...

Muito bom poder curtir arte nesta manhã de pandemia. Obrigada ao artista. Parabéns pela iniciativa!

Lisa França disse...

Impressionante. Fiquei muito emocionada, um olhar apurado para a violência e a beleza de nossas cidades. Vem num momento oportuno que questiona o modelo de civilização que adotamos.

Unknown disse...

Orgulho do amigo.... parabéns. Lindos..

Unknown disse...

Trabalhos cada vez mais reflexivos e empolgantes, sobre todos os aspectos, sobretudo sobre o caos contemporâneo em que vivemos, Zé César! Parabéns, e Sucesso!!!

Unknown disse...

Zécesar, vi e gostei.
Parabéns!




feafal disse...

Muito interessante seu trabalho, Zé César. Parabéns!!!!

Unknown disse...

Um presente poder apreciar um " caos urbano" tão leve, preciso, instigador e poético em tempos de pandemia. Gratidão 🙏🏼!

Sebastiao disse...

Parabéns. Lindo trabalho

João Carlos Teatini disse...

Parabéns, querido mano Zé César, pela demonstração de competência e sensibilidade ao fazer arte com as limitações atuais! Ficará mais bonito quando impresso, mas para mim agora mais emocionante... Grande abraço e saudades.