UMA GRAVURA
E
VÁRIAS GRAVURAS
E
VÁRIAS GRAVURAS
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE ZÈCÉSAR
MUSEU DE ARTES DE GOIÂNIA – MAG
29.MAIO a 1º.JULHO/2018
Gravura de 60 x 60 cm composta de quatro matrizes de Paviflex de 30 x 30 cm cada uma, gravadas com buril, formão e goiva, impressas em relevo em papel Conqueror 300 g., 100% algodão.
Essa série
de gravuras foi realizada a partir de matrizes gravadas em Paviflex (material comercial utilizado para pisos, encontrável em casas do ramo). São placas de 30
x 30 cm, por um milímetro de espessura, um produto fabricado a partir de óleo
de soja, pouco flexível, resistente, mas sensível ao corte.
Parti de uma ideia inicial que seria a produção de uma
gravura formada por quatro placas, trabalhadas com buris, goivas e formões e
impressas em relevo chegando à dimensão de 60 X 60 cm. O desenho de cada matriz
tinha continuidade na outra, formando uma única imagem.
Mas,
fazia parte também da ideia, a impressão de cada uma delas isoladamente, como
uma gravura autônoma, única, individual. E, ademais, explorando também o
processo de impressão, experimentando diversas formas de imprimir – em relevo,
em oco e, simultaneamente, em oco e relevo. Cada matriz isoladamente renderia
três gravuras distintas, totalizando, portanto, doze gravuras, que somada à
primeira, completariam treze.
Além
disso, porém, imprimiria duas a duas, em sequência, lado a lado, combinando a
primeira com a segunda, e, igualmente, a terceira com a quarta, portanto mais
duas gravuras de 30 x 60 cm. cada. E, por último, mais duas impressões, uma
sobre a outra, verticalmente – a primeira sobre a terceira e a segunda sobre a
quarta, gerando mais duas gravuras de 60 X 30 cm. E, ainda, a impressão das
quatro matrizes em diferentes cores, totalizando mais três gravuras de 60 x 60
cm.
Dito
de uma forma simplificada, quatro matrizes gravadas
para comporem uma gravura geram, finalmente, um de total de vinte e uma
gravuras.
Há,
ainda, outras possibilidades – cogitadas, mas ainda não concretizadas – que
seriam impressões de combinações aleatórias dessas matrizes, ignorando a sequência
com que foram desenhadas; a impressão simultânea de três, lado a lado; a
impressão de todas as quatro juntas, como a primeira concepção, mas cada uma de
uma cor; e poder-se-ia, ainda, fazer uma dupla impressão de cada matriz – lado
a lado – uma em relevo e outra em oco.
Na
elaboração dessas imagens, porém, tive que levar em consideração que a gravação
de cada matriz teria que ser realizada de tal forma que cada impressão – seja
em relevo, seja em oco – geraria uma imagem positiva. Isto é, embora uma
impressão seja o oposto da outra (uma em ‘positivo’ e a outra em ‘negativo’,
isto é, o que é branco em uma é negro na outra e vice-versa), ambas têm
características de uma imagem em positivo.
Isto
é, no momento da gravação, toda a linha, seja ela em preto ou em branco,
produziria uma imagem positiva – qualquer forma de impressão daria uma mesma
leitura, de uma imagem positiva. Uma mesma imagem impressa em oco ou em relevo,
gerando uma gravura que não nos remete a uma imagem em negativo – embora uma
seja o oposto da outra, não parecem o negativo uma da outra – pelo contrário,
apesar da semelhança no desenho, são duas imagens muito diferentes entre si.
Algumas
vezes, porém, a predominância de áreas negras pode assemelhar-se a uma paisagem
urbana noturna e, ao contrário, a predominância do branco sugerir uma vista
diurna.
I.
IMPRESSÕES EM RELEVO – CHAPAS ISOLADAS
GRAVURA
1.
Chapa 1 - Impressão em relevo - cor verde petróleo - tiragem 10 (completa) – dimensões: papel 60 x 50 cm – imagem: 30 x 30 cm
GRAVURA 2.
Chapa 2 - impressão em relevo - cor azul escuro - tiragem 7/10 – dimensões: papel 60 x 50 cm – imagem: 30 x 30 cm (a tiragem anotada foi 10, mas foram impressas somente 7
GRAVURA 3.
Chapa 3 - impressão em relevo - cor amarela - tiragem 10 (completa) – dimensões: papel 60 x 50 cm – imagem: 30 x 30 cm
GRAVURA 4.
Chapa 4 – impressão
em relevo - cor vermelho vinho escuro - tiragem 10 – dimensões: papel 60 x 50
cm – imagem: 30 x 30 cm (a tiragem anotada é 10, mas foram impressas somente 9)
II.
IMPRESSÃO EM OCO – CHAPAS ISOLADAS
GRAVURA 1a.
Chapa 1 – impressão em oco - cor marrón escuro - tiragem 6 – dimensões: papel 70 x 70 cm – imagem: 60 x 60 cm
Chapa 2 – Impressão em oco – cor azul escuro – tiragem 8 – dimensões: papel 70 x 70 cm – imagem: 60 x 60 cm
GRAVURA 3a.
Chapa 3 – Impressão em oco – cor preto alterado com amarelo – tiragem 5 – dimensões: papel 70 x 70 cm – imagem: 60 x 60 cm
GRAVURA 4a.
Chapa 4 – impressão em oco –
cor: violeta – tiragem a conferir (8?) – dimensões: papel 50 x 50 cm – imagem:
30 x 30 cm
III.
IMPRESSÃO EM OCO/RELEVO – CHAPAS
ISOLADAS
(Entintagem e impressão simultânea em
oco e relevo)
GRAVURA 1b.
Chapa 1 – Impressão em oco-relevo – cores: vermelho (oco) e verde petróleo (relevo) – Tiragem: 7 – dimensões: papel 50 x 50 cm – imagem: 30 x 30 cm
GRAVURA 2b.
Chapa 2 – Impressão em oco-relevo – cores: amarelo (oco) e vermelho (relevo) – Tiragem: 6 – dimensões: papel 50 x 50 cm – imagem: 30 x 30 cm
GRAVURA 3b.
Chapa 3 – Impressão em oco-relevo – cores: azul (oco) e amarelo limão (relevo) – Tiragem: 6 – dimensões: papel 50 x 50 cm – imagem: 30 x 30 cm
GRAVURA 4b.
Chapa 4 –
Impressão em oco-relevo – cores: marrom (oco) e amarelo (relevo) – Tiragem: 6 –
dimensões: papel 50 x 50 cm – imagem: 30 x 30 cm
IV.
IMPRESSÃO SIMULTÂNEA DAS QUATRO
MATRIZES
5. Painel.
Chapas 1 + 2 + 3+ 4 – impressão em relevo - cor azul escuro - tiragem 5 – dimensões: papel 70 x 70 cm – imagem: 60 x 60 cm
6. Painel a cores
Chapas 1 + 2 + 3+ 4 – impressão em relevo – cores diversas entintadas aleatoriamente – tiragem 1 – dimensões: papel 70 x 70 cm – imagem: 60 x 60 cm
Chapas 1 + 2 + 3+ 4 – impressão em relevo – cada matriz em uma cor – tiragem 1 – dimensões: papel 70 x 70 cm – imagem: 60 x 60 cm
8. Painel em preto e branco
Chapas 1 +
2 + 3+ 4 – impressão em oco/relevo – em preto (em oco) e branco (em relevo) –
tiragem 1 – dimensões: papel 70 x 70 cm – imagem: 60 x 60 cm
V.
IMPRESSÃO DUPLA HORIZONTAL
(duas matrizes impressas
lado a lado horizontalmente)
4 + 3
Chapas 4 +
3 - impressão em relevo - cor azul escuro - tiragem 4/10 - (faltam 6) –
dimensões: papel 70 x 50 cm – imagem: 30 x 60 cm
2 + 1
impressão
em relevo - cor azul escuro - tiragem 4/10 (faltam 6) – dimensões: papel 70 x
50 cm – imagem: 30 x 60 cm
VI.
IMPRESSÃO
DUPLA VERTICAL
(duas matrizes impressas uma sobre a
outra)
2//4.
Chapas 2 sobre 4 – Impressão em relevo – cor azul escuro – chapa 2 sobre a chapa 4 – tiragem 3 – imagem: 60 x 30 - papel: 50 x 70 cm
1//3.
Chapas 1
sobre 3 – Impressão em relevo – cor marrom
– chapa 1 sobre a chapa 3 – tiragem 7 – imagem: 60 x 30 - papel: 50 x 70
cm
VII.
IMPRESSÃO
TRIPLA HORIZONTAL
3 + 1 + 2
Chapas 3, 1 e 2 – impressão
em oco – cor ocre - imagem: 30 x 90 -
papel: 50 x 100 cm
VII. PAINEL
Grande
Painel (impressões isoladas unidas em um painel)
Painel composto por dez impressões em relevo em cores distintas, todas as
matrizes impressas duas vezes, sendo que duas delas (a 2 e a 3) três vezes –
Chapas isoladas sobre fundo chapado com cores variadas para confecção de um
painel (Pela ordem: 3c, 1c, 4c, 2c, 2d, 2e, 4d, 1d, 3d, 3e)
Desenho (ainda em processo) sobre as quatro matrizes.
Um dos grandes focos do
meu trabalho nessa série de gravuras, que me consumiram entre sete e oito meses
de trabalho, foi a exploração experimental do processo de impressão produzindo
variações com uma mesma matriz de modo a tirar o maior partido possível disso.
As matrizes foram
trabalhadas já pensando assim, um conjunto de quatro placas em que cada desenho
dava, naturalmente, continuidade uma à outra, mas, também, para permitir uma
individualidade a cada gravura impressa, de modo que cada uma se distinguisse
fundamentalmente da outra, embora produtos de uma mesma matriz, não apenas, por
uma simples variação de cores. As matrizes foram numeradas – 1, 2, 3, e 4 – a
primeira ao lado da segunda e sobre a terceira, que por sua vez ao lado da
quarta que ficava sob a segunda.
Gravação das
matrizes
A superfície do Paviflex
é dura, exige o uso de ferramentas bem afiadas. O buril é um instrumento ótimo
para trabalhar, permite linhas bem definidas (claro, exige certo domínio do
instrumento, devido a dureza do material). A ponta seca também é uma ótima ferramenta,
pois permite desenhar muito livremente, como na gravura em metal, ainda que o
resultado seja um pouco distinto. A ferramenta produz sulcos profundos e pouca
rebarba, mas a rebarba produzida não resiste a uma tiragem, permite poucas
impressões, se desgasta muito rapidamente e o resultado acaba se parecendo mais
a uma água forte.
As matrizes foram todas
trabalhadas – entalhadas – com formões e goivas de xilogravura e com pontas
secas e buris de gravura em metal, mas sem muita profundidade nas incisões, por
causa da intenção de realizar também impressões em oco. É um material similar
ao linóleo, embora um pouco mais duro, exigindo ferramentas sempre afiadas. Tem
uma superfície muito lisa de um lado, com o verso ligeiramente mais poroso. É
um material quebradiço, exigindo muito cuidado no seu manuseio, com qualquer
torsão pode se quebrar. As placas foram previamente coladas sobre papéis pinho,
com cola branca, para facilitar seu manejo e evitar acidentes. (Ainda assim uma
matriz quebrou verticalmente, mas, reforçada a colagem do papel pinho,
permitiu-me seguir trabalhando-a).
Processos de Impressão.
A impressão em relevo foi
realizada como comumente se faz na xilogravura ou linóleo - a matriz é
entintada com um rolo de borracha (poliuretano) de xilogravura, de tal modo que
somente a superfície mais alta (o alto-relevo) recebe a tinta e a transfere ao
papel. A superfície entalhada, o baixo relevo, aparece em branco na impressão.
Todas as impressões foram feitas em uma prensa de cilindro (própria para gravura
em metal ou xilogravura).
Igualmente a impressão em
oco (também chamada em côncavo, ou em encavo, ou ainda, impressão calcográfica)
foi feita como normalmente se faz a gravura em metal, entintando com uma
espátula de plástico e/ou um pincel redondo duro, para que a tinta penetrasse
em todos os sulcos da placa. A limpeza da superfície se fez com um pano,
posteriormente com papéis e finalmente a palmo, esse acabamento permite um
branco bem destacado.
A impressão, que chamei
de oco-relevo, foi feita realizando-se primeiramente a entintagem e limpeza em
oco e, logo imediatamente, o entintamento em relevo com o rolinho, com outra
cor, tomando-se muito cuidado para que a tinta não penetrasse na tinta
anterior. Para isso utilizei uma tinta mais “dura”, misturando com um pouco de
carbonato de cálcio e aplicando o rolo sem muita pressão e sem muitas
repetições na passagem sobre a placa. Naturalmente, para a impressão, o papel
deve ser previamente umedecido como na gravura em metal.
Ainda
procedi a uma nova forma de impressão, de todas as matrizes isoladamente sobre
um fundo chapado, liso. Primeiro entintei com o rolo uma chapa de Paviflex (não
trabalhada) com cores variadas, cada uma, produzindo um fundo colorido
uniforme, num total de dez impressões. A seguir entintei, em relevo, cada uma
das quatro matrizes e as fui imprimindo sobre os fundos coloridos, com cores
distintas, mais ou menos aleatoriamente. O baixo-relevo, isto é, os sulcos e
áreas entalhadas, que nas primeiras gravuras em relevo ficavam em branco,
deixavam transparecer a primeira cor, resultando uma gravura em duas cores. Duas
matrizes foram repetidas uma vez (totalizando duas cada uma) e outras duas
foram três impressões. Todas foram expostas juntas, umas ao lado das outras,
sem intervalos entre elas, formando um painel de 10 gravuras (de 2 m x 80 cm).
E
por último a combinação de matrizes, impressas juntas, lado a lado ou uma sobre
outra. A combinação primeira foi das quatro matrizes, conforme a proposta
original da gravura, formando uma imagem de 60 x 60 cm, monocromática, uma cor
negra azulada. Foram feitas também mais três, em cores distintas. Fiz, ainda, a
combinação de duas somente, da primeira ao lado da segunda e, separadamente a
terceira ao lado quarta, formando imagens de 30 x 60 cm. E a primeira sobre a
terceira, assim como a segunda sobre a quarta, formando imagens verticais de 60
x 30 cm. Todas essas impressas em relevo. E, por último, uma impressão, em oco,
de três, lado a lado, formando uma imagem de 30 x 90 cm.
Os papéis utilizados
foram o Rives Tradition pale cream, gramatura 250, o Conqueror 300 gr., 100%
algodão e o Conqueror 250 gr. de bambu. Os três permitiram resultados
similares, não havendo distinção significativa entre eles.
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