sexta-feira, 28 de abril de 2017


FOTOMETRÓPOLIS

ZÈCÉSAR 
EXPOSIÇÃO - VILA CULTURAL CORA CORALINA - GOIÂNIA - 
de 26 abril a 5 de junho de 2017

Eu fotografo esporadicamente. Não sou fotógrafo profissional, no sentido estrito da palavra, utilizo uma câmara automática que tem uma boa resolução. Faço minhas fotos a partir de meu olhar e experiência de artista – observo (como eu olho a realidade ou a vida), sem pretensão de ‘tirar uma foto’, admiro, curto, me delicio com o que eu estou vendo, nunca vejo as coisas através da lente da máquina. Só depois de vê-las vagarosamente penso em fotografar, e me demoro escolhendo um ângulo, uma posição ou um recorte específico.
Entre minhas fotos estão vistas urbanas, conjuntos de edifícios ou paisagens emolduradas por edifícios, sem preocupação documental. Me preocupo mais com o encanto – e, por vezes, o espanto - da imagem, o enquadramento, a expressividade. Tenho cada vez mais incorporado a fotografia como uma linguagem artística a mais entre os meus processos de trabalho, embora eu careça de mais informações sobre suas técnicas.
Retrabalho algumas fotos no computador, com ferramentas primárias de computação (com programas simples como Windows Live Galeria de Fotos, Paint e Microsoft Office Picture Mannager). São apenas ligeiras ‘correções’ acentuando ou reduzindo a luminosidade, clareando ou escurecendo, realizando pequenos (ou grandes) cortes para refazer a composição.
Nessa exposição, porém, fui mais além. Alterei radicalmente as imagens – interferindo nas cores, nas dimensões, em proporções, etc. – tirando-lhes um pouco de sua característica de fotografia, transformando-as quase em uma gravura ou algo semelhante. A ideia é um pouco essa – dar-lhe alguma semelhança com a gravura ou uma dessemelhança com a fotografia. Tampouco é uma ideia muito obsessiva – pode parecer ou não uma foto ou uma gravura, não importa tanto. Busco uma originalidade qualquer, ou, talvez, uma certa individualidade.
Os trabalhos são impressos com pigmento mineral em papel 100% algodão, (Cansón Edition Etching Rag 310 g/m2. )
ZÈCÉSAR         
Goiânia, 25 de abril de 2017

Vista da sala de exposição
 Peru - Lima (47)

 São paulo (30)

 Juiz de Fora (1)

 SãoPaulo (22)

Goiânia - arco-iris (3)

 São Paulo (1)

 México + Alcântara

 México DF (54)

México + São Paulo

México DF (40)

 Vistas da sala de exposição





Nenhum comentário: