Neste ano de 2013 tenho realizado uma série de gravuras em diferentes suportes (matrizes), tais como papelões pinho ou paraná, gesso, plásticos, Duratex, etc. Abaixo três experimentos (em ordem inversa), breve postarei outras.
Terceiro Experimento
Matriz realizada com verniz acrílico transparente e pigmento
(pó xadrez vermelho) e com carborundum (em alguns trechos) sobre uma placa de
Duratex e incisões (goivas e formões) nas áreas em branco (a imagem abaixo foi
fotografada antes do trabalho de entalhe). Foram feitas algumas impressões (em
ocre) e depois a matriz foi novamente retrabalhada em entalhe com goivas e
formões e foram feitas novas impressões.
Matriz pintada com verniz acrílico e pigmento antes de ser entalhada
Impressão em relevo, cor ocre.
Impressão em relevo em cor laranja, após a chapa ser
reentalhada,
Impressão em oco, em preto, sobre a primeira impressão anterior em ocre.
Impressão em relevo, em preto, sobre a primeira impressão anterior em ocre.
Impressão em oco, em negro, sobre
impressão em relevo, em laranja.
Segundo experimento
Matriz realizada com verniz acrílico transparente e pigmento e carborundum sobre uma placa de Duratex
e entalhe (goivas e formões). A intenção, como a matriz anterior,
seria a obtenção de um resultado mais pictórico, e o carborundum foi utilizado
para ver se acentuava essa intenção. Foi realizada uma impressão em relevo e
outra em oco, e, posteriormente, a cores, em oco e relevo. O carborundum, na impressão em relevo, produz
uma textura mais acentuada o que resulta mais claro (o
relevo mais acentuado do pó de carborundum não permite que o rolinho de
entintagem penetre na textura) e, na impressão em oco mais escuro (porque a
textura mais acentuada do carborundum retém mais tinta.
Matriz - a foto foi feita antes do
trabalho de entalhe
Impressão em relevo sobre papel Super Alfa
Impressão em calcográfica sobre papel Super Alfa
As gravuras seguintes são duas versões a cores dessa matriz. Ambas realizadas com impressão em oco e
relevo. Primeiramente a impressão em relevo – na primeira em laranja e na
segunda em amarelo – e a segunda impressão em oco, realizada em preto nas duas
imagens.
Impressão a cores,
em oco e relevo (laranja e preto, respectivamente) sobre papel Super Alfa.
Impressão a cores, em oco e relevo sobre papel Super Alfa
Comparação de resultados de impressão em oco e impressão em relevo
Comparando do resultado das impressões em oco e em relevo, a impressão em relevo apresenta melhor o traço do pincel. Como o rolinho de entintar atinge somente os grãos mais altos permite melhor a visão dos brancos entre os grãos, dá um resultado de mais contrastes. Por outro lado a impressão em oco dá um resultado mais parecido com a água tinta e à gravura ao carborundum – a tinta penetra mais, a textura é mais compacta.
Mas eu gosto de ambos os resultados. Vejam os detalhes ampliados abaixo:
Impressão em oco (detalhe)
Impressão em relevo (detalhe)
(ressalva: nessa imagem podem-se perceber traços de entalhe de formões que não existiam ainda no momento da impressão em relevo da imagem anterior)
Primeiro Experimento
Matriz realizada com papelão Paraná pintado com verniz
acrílico transparente (complemento acrílico Suvinil) e pigmento (pó xadrez
vermelho). A intenção primeira seria a obtenção de um resultado mais pictórico,
o que foi só parcialmente obtido. O desenho obtido não se assemelha
propriamente a uma pincelada de pintura, mas produz uma textura interessante,
diferenciada.
Matriz
Impressão calcográfica em
azul
Um comentário:
Acredito que os detalhes falhados na impressão ocre+preto, revelando o branco do papel, valorizaram muito o resultado final. Impressionante como imagens tão diferentes saíram da mesma matriz.
Postar um comentário